skip to Main Content

Transplante Capilar

Como saber se sou um bom candidato ao transplante de cabelo.
Esta pergunta que todos os pacientes a serem submetidos a um transplante de cabelo deve fazer em sua consulta para, finalmente, determinar a sua candidatura para a cirurgia de restauração capilar. Em geral um bom candidato ao transplante de cabelo tem uma boa densidade capilar na área que doará os cabelos para as demais, no caso a região posterior da cabeça ou occipital. Deve ter boa frouxidão de pele nesta área, boa relação entre região fornecedora e a demanda de enxertos necessários para cobrir a área alvo com perda de cabelo e as expectativas do paciente.

 

Práticas aplicadas
A cirurgia é realizada em ambiente cirúrgico com sedação e supervisão de anestesista. Instrumentos de precisão, como lâminas de corte personalizada assegurar a precisão inigualável. Os enxertos são dissecados sob microscópios estereoscópicos. A dissecação realizada em fendas antes de estarem prontos para o transplante são feitas para coincidir com a profundidade exata e largura de unidades foliculares.Estes instrumentos de precisão e refinamentos na técnica, juntamente com a arte e experiência médica , resultam em transplante de cabelo que mimetizam a natureza.

Tempo cirúrgico
Um procedimento de transplante de cabelo pode levar 6-8 horas, dependendo da dimensão do número de enxertos e a complexidade do transplante.

Quanto ao desenvolvimento dos cabelos transplantados
Em média os enxertos transplantados começam a se desenvolver entre 03 e 06 meses pós-operatórios. O crescimento mais significativo se dará entre o sexto e o oitavo podendo se desenvolver até 24 meses após a cirurgia.

Previsão de cronograma pós-cirúrgico
Do 1 ao 7 dia pós-cirurgico:
Os primeiros dias após a cirurgia o paciente pode esperar algum leve inchaço na área frontal. Isso geralmente começa no terceiro e se dissipada em sete dias. O paciente também desenvolve muito pequenas crostas, coágulos de sangue nos locais de incisões e estes geralmente se desprendem em sete dias com início das lavagens da cabeça.
Do 10 ao14 dias pós-cirurgico:
No 14 dia os pontos cirúrgicos estão prontos para serem removidos. Ainda se pode perceber a fase de dormência temporária ocorrida por todos após passar por qualquer procedimento de restauração capilar.
Do 1 ao 3 mês pós-cirúrgico:
O paciente pode esperar para ver alguns novos fios de cabelo que emergem pela superfície do couro cabeludo. Este novo período de crescimento varia de paciente para paciente, mas a média é de três meses. O novo cabelo não necessariamente crescer uniformemente. Durante este tempo, o paciente pode também observar a formação de pústulas, pontos de pus, uma condição na área receptora. Isto é normal e é apenas alguns dos novos cabelos que tentam crescer através do couro cabeludo. Às vezes, estes podem tornar-se temporariamente preso sob a pele como um pelo encravado, mas a condição é temporária. Pode ser drenado pelo médico. Este é um sinal positivo do crescimento de um novo fio.
Do 5 ao 6 mês pós-operatório:
O paciente pode esperar para ver um crescimento considerável. O novo cabelo terá aproximadamente três centímetros de comprimento e a haste começa a se espessar.
1 ano pós-operatório:
Com os cabelos mais longos e espessos a aparência geral será de maior densidade capilar. O cabelo em crescimento assim fará por toda vida do paciente, podendo ser penteado e cortado de acordo com o desejo do paciente e os cabelos poderão ser tratados como cabelos normais, pois foram apenas realocados.

Sobre o transplante de cabelos
A cirurgia sofreu uma revolução recente. Antigamente os transplantes de cabelo da primeira geração resultou em cicatrizes, resultados inconsistentes, e uma aparência artificial. Os transplantes de cabelos modernos combinam técnicas que minimizam cicatrizes e maximizam o aproveitamento dos enxertos com a finalidade de alcançar resultados naturais. A medida que as técnicas foram se aprimorando mais pessoas se interessaram pelo transplante e nos últimos trinta anos, mais de dois milhões de homens e mulheres se submeteram à cirurgia de transplante de cabelo.
Técnica Standard grafts
Consistia na retirada de pequenos tufos de cabelos com equipamento denominado punch e após incisão a colocação destes tufos na área desejada. Tinha o poder de cobrir a área almejada, porém, gerava um aspecto inestético, principalmente na região anterior e até foi apelidado de aspecto em “cabelo de boneca”. Esta técnica retornou hoje sendo denominada FUE, porém com punchs com diâmetros menores e ainda com separação de folículos microscopicamente gerando transplantes mais naturais.
Mini-micro grafting
Técnica de cirurgia de transplante de cabelos denominada de unidades foliculares . No transplante de cabelo unidade folicular, o cabelo doador é extraído por meio de uma incisão em forma de tira estreita do couro cabeludo na área doadora – uma zona na parte posterior da cabeça resistente à perda de cabelo, denominada FUT. Cada unidade folicular na faixa doadora contém várias unidades foliculares com 1-4 cabelos (enxertos) que são separados em microscópios cuidadosamente. O transplante de unidade folicular é extremamente eficiente, pois milhares de enxertos de cabelos podem ser obtidos a partir de uma tira doadora. Sua colocação na área receptora requer habilidades meticulosas, atenção aos detalhes e arte.

Transplante hoje
Após décadas de estudos e prática os transplantes atuais podem ser realizados em megasessões 2000 a 3000 unidades foliculares até gigasessões com mais de 4000 unidades foliculares. As vantagens destas sessões maiores que estão substituindo as de outrora são menos procedimentos para cobrir a mesma área, melhor rendimento e sobrevivência do enxerto, menos cicatrizes, menor tempo de inatividade do paciente pós-operatório e resultados mais rápidos e satisfatórios.
As mega e gigasessões são seguras e produzem resultados excepcionais quando realizada por experientes cirurgiões capilares com técnicos bem treinados. Levam-se anos de experiência e muitas centenas de pacientes para se atingir a experiência necessária para realizar a restauração do cabelo em mega e gigasessões.

Back To Top